23/05/2019

Cabeceira para Cama Box: Aprenda a escolher o modelo perfeito para o seu quarto


Sempre que surge a necessidade de modernizar o quarto para deixá-lo mais confortável, muitas pessoas acabam lidando com a falta de espaço, principalmente se moram em pequenos apartamentos e casas, onde os cômodos são projetados sob medida. Mesmo que esse detalhe, à primeira vista, cause algum transtorno, ainda assim é possível contorná-lo, acrescentando alguns objetos na decoração do quarto, como a cabeceira de cama box de casal.

Bom, se você ainda não sabe do que se trata esse item, vamos explicar brevemente. No passado, todas as camas eram projetadas para acomodar o colchão. O que aconteceu é que a estrutura de madeira, por causa da sua construção robusta, sempre ocupou espaço por estar em torno da espuma de molas. Isso, por si só, já limita a circulação de pessoas no cômodo.

Com a chegada das camas box ( versões projetadas para se adequar ao tamanho do colchão), o ganho de área livre se tornou uma realidade muito bem-vinda. No entanto, como esses modelos de cama de casal ou de solteiro não dispõem de uma cabeceira, surgiu a necessidade de desenvolver uma variação do móvel que pudesse ser fixado à cama. Assim surgiram as primeiras cabeceiras de cama.

A seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para escolher a melhor cabeceira para a sua cama box de acordo com alguns critérios como tamanho, tipo de material, cor e design. Confira!


Fique atento ás medidas

Para criar uma harmonia com todo o conjunto da cama box, a cabeceira para cama de casal precisa corresponder exatamente ao tamanho da cama ou até ter dimensões maiores, sempre respeitando o espaço disponível. Geralmente, podemos seguir as seguintes medidas de referência:
  • casal (1,38 x 1,88m);
  • queen (1,58 x 1,98m);
  • king ( 1,93 x 2,03);
Mesmo com as especificações acima é importante lembrar que tudo vai depender do uso que será feito da cabeceira para cama box. Vamos supor que você gosta de ler à noite ou de assistir filmes na televisão nos finais de semana.

Nesse caso, escolher uma cabeceira alta é imprescindível para manter o conforto. No entanto, se o espaço do quarto for limitado, essa pequena mudança pode causar a sensação de que o cômodo é ainda menor, comprometendo a estética do ambiente.

Imagem via MPozenato

Combine com a decoração do quarto

Mesmo que pensemos primeiro no conforto, não podemos ignorar o quesito decoração, afinal de contas, ele é quem vai ditar a organização com outros móveis, além de ser determinante no equilíbrio estético do ambiente. Aqui, a dica é sempre usar a decoração como referência na escolha da cama.
Por exemplo: se o estilo decorativo do seu quarto tende para o rústico, uma cabeceira de madeira com tons envelhecidos é uma escolha mais interessante. Agora se o cômodo for mais moderno, mais próximo do estilo romântico, um modelo estofado de cores neutras garante a harmonização perfeita.


Qualidade em primeiro lugar

Todos que desejam incrementar, a cama box com uma cabeceira estão procurando por um móvel para quarto resistente, durável e confortável. Tende em vista esses três atributos, com certeza você vai adquirir um item com uma boa reação custo-benefício.

Portanto, durante a sua pesquisa pela melhor cabeceira, procure por um modelo feito com materiais, nobres, como o suede. Com acabamento similar à camurça, ele é resistente e macio ao toque . Uma característica marcante desse tipo de tecido é a sua facilidade de limpeza, graças à sua resistência a manchas causadas pela presença de umidade no ambiente.

Outro material é o poliuretano, que pode estar presente tanto em cabeceiras com acabamento em courino (variante do couro) quanto outa pele sintética. Com propriedades anti-ácaro e anti-alérgicas, ele também consegue decorar o ambiente e ainda manter a sua saúde em dia. Já o poliéster garante o enchimento interno da cabeceira de cama, mantendo o seu formato anatômico e superfície plana, o que auxilia no conforto para as costas e cabeça.

Imagem via MPozenato

A iluminação é a sua melhor aliada

Um quarto iluminado na medida certa consegue chamar atenção de qualquer um que tem o prazer de visitá-lo. No caso da cabeceira de cama box, ela se torna um detalhe ainda mais importante ao dar destaque para o móvel, tornando-o ainda mais agradável visualmente.

Cores quente como amarelo, laranja e vermelho transmitem com maior facilidade conforto, aconchego e bem-estar, sensações comuns quando estamos diante de um lindo pôr do sol, por exemplo.
Uma forma criativa de aproveitar cada uma dessas tonalidades é aproveitando para conferir uma cabeceira para cama box de casa com prateleiras e criado mudo embutido. Mais caro e completo em comparação com as cabeceiras convencionais, esse modelo permite organizar espaço de quartos pequenos, eliminando a necessidade de criados mudos e prateleiras para livros, porta-retratos e demais objetos de decoração.

Alguns ainda acompanham nichos específicos, que podem ser usados exclusivamente para pontos luminosos diretos e indiretos. Assim, você garante um ambiente decorado e gostoso de estar.

Agora vocês já sabem como escolher a melhor cabeceira de cama box para seu quarto.
Me conta aqui em baixo de qual vocês mais gostaram.

Beijos e até o próximo post.








Um comentário:

Olá gente bonita!
Obrigada pela visita.
Fique a vontade para comentar, deixar dicas e a sua opinião sincera.
Aceito críticas feitas com educação.
Abraços,
Rose.