29/10/2019

Saiba como usar o Guardanapo de Tecido como Item de Decoração




Olá gente linda!
Montar uma mesa de jantar requer máxima atenção aos detalhes para que tudo fique bonito e agrade aos convidados. Talheres, pratos e copos merecem ser escolhidos a dedo para ocasiões mais formais.

Outros itens, como os guardanapos de tecidos, ajudam a compor a mesa e proporcionar um clima agradável e elegante, criando o ambiente ideal tanto para uma comemoração familiar quanto para uma reunião entre amigos. 

Quer entender como esse detalhe pode ajudar a compor uma bela mesa? Continue a leitura!


Quais são as vantagens dos guardanapos de tecido?

Os guardanapos feitos de tecido trazem diversos benefícios quando comparados ao de papel. Eles são muito mais resistentes e podem ser reutilizados várias vezes, sendo muito mais sustentável e diminuindo o impacto ao meio ambiente.

As opções em pano também possuem uma riqueza maior de cores e estampas podendo, assim, serem mais um item de decoração. Quando coordenados com a toalha de mesa e os pratos, por exemplo, compõem uma proposta bem interessante ao ambiente, criando um visual inesquecível.

Estampas temáticas, como as de datas comemorativas, também são uma excelente pedida para almoços e jantares especiais.


Como os guardanapos de tecido ajudam a decorar a mesa?

Você pode usar o guardanapo como item de decoração, dobrando-o sobre pratos, fazendo com que essa dobradura seja mais um detalhe estético na composição da mesa.

Outro uso muito comum é esse mesmo guardanapo dentro das taças, porém a dobradura é um pouco diferente para esses casos.

Algumas pessoas optam por enrolar os guardanapos de tecido e prendê-lo com um anel, pode ser de diversos materiais, tais como madeira, plástico, metal etc. Nesse momento, use a criatividade e lembre-se de usar elementos que combinem com composição da mesa e com o evento.

Também há diversos modelos de dobras para o guardanapo: pirâmide, coroa de rei, diamante, bolsa de talheres etc. Independentemente da dobra escolhida, vale a pena engomar o tecido para deixá-lo mais firme e ousar ferro de passar para deixar as bordas bem-feitas.


Como usar o guardanapo?

Os guardanapos de tecido devem ser posicionados sobre o prato ou ao lado direito dele. Também há a opção, como citamos acima, de colocá-lo dobrado dentro da taça.

Ao sentar-se na mesa, ele deve ser colocado sobre o colo. Quando se trata de modelos maiores, pode ser dobrado ao meio, já os menores podem ser dispostos abertos.

Se for necessário levantar da cadeira, o guardanapo deve ser colocado sobe a mesa, à esquerda do prato e sem dobrar. Já se o evento ocorrer em um restaurante, a peça pode ser trocada algumas vezes, especialmente se cair. Conte com a ajuda do garçom para essa troca!

As mulheres que gostam de usar batom devem retirá-lo antes de sentar-se á mesa e reaplicá-lo após o jantar. A prática é elegante e evita marcas nos guardanapos de tecidos.


Aplicando essas dicas, você consegue mostrar uma mesa incrível, com decoração à altura do seu evento. Além disso, usará os guardanapos de tecido corretamente, mantendo a etiqueta e a elegância, sem cometer nenhuma gafe!

Gostaram das dicas? Me contem aqui nos comentários.
Beijos e até a próxima!



Um comentário:

  1. Lindos arranjos!
    Aqui utilizo guardanapos de papel, mas são tão bonitos, que parecem tecido.

    ResponderExcluir

Olá gente bonita!
Obrigada pela visita.
Fique a vontade para comentar, deixar dicas e a sua opinião sincera.
Aceito críticas feitas com educação.
Abraços,
Rose.